23 julho 2004

Diários de uma Bicicleta calejada- ou- devaneios de um spotless mind

Será que realmente já foram escritas todas as palavras algo tipo “ quais são as palavras que nunca são ditas?” todos os poemas de amor? De derrota e de coração partido? Será mesmo que todas as grandes frases já foram ditas e que o resto é tudo variação do mesmo tema. O que é ser criativo? E porquê ser criativo? Não é questão de ser criativo, é uma necessidade de expressão no fundo tudo já foi falado mas na fundo mesmo tirando a poeira, nunca foi explicado, sentir é algo tão forte que chega a ser desumano. Não dá para repartir dá?

Acho que uma das coisas mais forte que me falaram na vida, usando essas expressões “famosas”, foi algo com “deixa te amarem” ou um pouco mais paralamas “saber amar é saber deixar alguém te amar”.  Difícil né? Ao menos eu acho, quando me falaram isso seriamente,doeu, porque era verdade, mas não é falta de esforço, mas... enfim...difícil...

Tava no carro indo para o squash, “vida saudável- vida útil” e ouvia sting, que na verdade não era cantada por sting e nem sei se a canção é mesmo dele “every step you make...” “l'll be watching you”. Bonita né? Bonita, palavra boba essa assim como boba, acho que palavras com B não tem a força que as vezes precisam, linda, maravilhosa, tavez bárbara... essa é com “B” também mas a força do “r” tira a banalidade do “b”... palavras sempre já dita, sim?

Pois é então pensava eu então que aquela música como tantas outras tinha sido escrita e composta por uma pessoa em um momento dela e ao mesmo tempo era uma coisa universal, mas que merda a melancolia e os corações partidos estão por todos os lados. Será que o mundo pode ser mais humano! Será que queremos realmente tomar consciÊncia do que gira em nosso torno da destruição da natureza, da degradação do ser humano, a ruína do capitalismo todos os corações partidos... queremos realmente ter consciência de tudo isso... se temos consciência temos que fazer algo a respeito... política? Na verdade isso tudo é um fluxo de pensamento que está saindo para o lado errado que quando eu estava formatando o texto na minha cabeça não tinha esse teor... digamos assim “político”... mas sabe como é a gente quando escreve no fundo sempre escreve para outros lerem e daí no fundo no fundo nunca somos muito verdadeiros, ao menos é uma teoria, acho que ninguém consegue se expor tanto assim, ainda mais eu que eu estou “aprendendo a amar”...

Importantes, sim, são aqueles textos os quais ninguém lê aquelas folhas queimadas na lareira (romântica...). As cartas que caio Fernando não escreveu os textos que Clarice Lispector deletou, ou os rabiscos de Garcia marques no aguardo das provas de seus alunos... esses sim eu queria ler... ser uma mosquinha.. tirar a sorte grande... a BOLACHINHA MAIS RECHEADA DO PACOTE... outra expressão sempre já dita antes...
É louco isso ou melhor eu sou louca, será? Será que sou será que somos todos? Na última semana curti o edredom quentinho do meu quarto junto com uma deprê de TPM e um mal humor de disfunção hormonal!!! Ninguém merece!! (Frase dita e repetida por Cicarelli: ninguém merece!)

Enquanto me aquecia na estufa acompanhei 3 capítulos de uma SUPER (tom irônico) sério no SBT, mas na verdade eu gostei, mas não tinha nada de útil e aproveitável que se tirasse dela a não ser o universo fantástico e ficcional... DINOTOPIA... como se pode levar a sério algo que mistura dinossauros e utopia no nome, pois bem a idéia era essa mesmo. Dois irmão (meio-irmãos lá com suas rivalidades) caem junto com o pai em um ilha o pai “morre” (aparece no final...)  esse ilha é um elo perdido onde humanos e dinossauros vivem uma dinotopia (nome esse tb da nação que possui um mapa da época em que os continentes na terra ainda eram “pangea”) anyway... alem de dinossauros falantes, linguagem das patas, código de honra dos dinotopianos, e parceiras de vida (uniões simbólicas entre dinossauros e humanos- amizades para durarem uma vida) toda essa relação se dá graça s uma “pedra da luz” um cristal MUITO, MUITO brilhante que emane luz e mantêm os CARNIVOROS afastados.... carnívoros esses que por alguma razão não convencional da natureza resolveram nesse momento andarem em bandos e quem ira romper todas as regras e ir ao “mundo subterrâneo” dos deus para buscar mais pedras do sol e salvar a cidade?? Os 2 irmãos...  Confesso que apesar da babaquice (mais uma palavra fraca com “B”) a série me prendeu e fui feliz para o meu edredom sexta feira as 22:30 da noite para assistir o último capítulo... chamem como quiser... mas foi divertido, algo como elo perdido e os “liztaks”moderno...

Será que aquela coisa de carmas e almas penadas reencarnadas rola? Será que um dia eu fui esposa do meu pai e filha da minha irmã e amante do meu melhor amigo, será que fui uma prostituta, ou uma senhora de engenho, ou mesmo uma escrava, será que damos a volta por cima e temos que cumprir o nosso giro, passar por TUDO totalmente nesse mundo...

É foda, sabe? Escuto as marteladas do estúdio que estão quebrando aqui embaixo e penso que raios que eu estou fazendo aqui, porque trabalhamos, que mundo é esse que vivo? Se caísse uma bola de neve no Brasil e congelasse tudo simplesmente tudo que eu tenho feito da minha vida 24 sobre 7 não teriam mais nenhum sentido.... trabalho, dinheiro, filmes, festas, carro, roupas, shopping, tudo... Esse mundo no fundo não existe! Matrix é aqui! É meio louco pensar isso é diz a minha mãe meio adolescente, (mas no final das contas eu ainda não aprendi a amar... e assisti dinotopia...) mas é real o que é o dinheiro? PAPEL!!meu!!! PAPEL!!! É loco isso pois por um certo lado eu sei que vivo nesse mundo (e ainda ninguém me ofereceu a pílula azul e vermelha) e continuo achando que nesse mundo dinheiro resolveria 80% dos meus problemas, triste realidade... será? Tudo virtual, meu!!

Na real nunca vai existir um mundo perfeito, li utopia aos meus 16 anos e me lembro muito bem que uma das coisas fundamentais da utopia é que ela não é alcançável. Agora a cada dia que passa tentamos e tentamos viver e aceitar essas frustrações, das coisas não serem como a gente, dos outros não serem como a gente é difícil esperar que aqueles que tu mais quer bem ajam com tu agiria, mas aqueles são outros, e tu não pode passar o tempo imaginando o que os outros pensam, pirando... vai lá e pergunta! Mas é assim sempre fui defeca, meu amigos sabem disso. Talvez já tenham se acostumado com isso ou talvez já tenham cansado, ao mesmo eu não digo era assim e pronto, há aqueles que sabem que muito mudei que saber amar é saber deixar alguém te amar... Ontem escrevi: não desiste... e na verdade é isso: não dá né não dá para desisti... acho que o sting ainda não escreveu todas as melhores canções do mundo....

É louco, é louco.. vou fazer como Che pegar a minha bicicleta no quartinho embaixo das escadas da casa da minha vu... força a minha pouca resistência subindo a 24 até o parcão. Derramar a erva mate pelo caminho, molar a bunda na grama por ter esquecido a canga, sentar no sol e tomar um mate, e quem sabe eu aceito a bergamota ao sol que alguém me oferecer... é um primeiro passo... um dia eu chego na amazônia.

Nenhum comentário: