04 novembro 2005

UMA VISITA AO VATICANO...

Ho fatto due palle!
Eu juro que tentei, me sentei rezei, olha para a enormidade daquela basilica e me dizia como uma volta: "laura, olha bem, olha bem onde tu ta"! na frente da tumba do papa joao paulo II e dai?

Me perdoem, mas realmente acho que sou meio sem coraçao mesmo. Acho que o que mais me impresiona dentro de san pietro e o sincretismo que eles mesmo tem e nao assumem. No meio da piazza tem um ENORME monumento egipcio. Pelo o chao da piazza tem essas inscriçoes que apontam para leste, sul... e tb tem outras inscriçoes com todos os horoscopos, Pode? mas nao eh pecado... enfim sao posiçoes de astros, que ne so?

Veramente o que mais me impresiona è a grandeza de tudo e com isso hoje em dia praticamente nao seria feito (se bem que eles fazem torres gigantes!). Mas enfim uma das coisas bem legais sao esses desenhos que fazem com marmores pelo chao, acho que muitas vezes as pessoas acabem nao olhando, como as duas grandes chaves de marmore vermelho na entrada de cada porta, ou as datas e nomiaçao dos pontificies, tb por terra...

Mas èe tudo muito bizarro tudo escrito em latin! convenhamos! è uma lingua morta! hoje em dia eles nao eram pela divulgaçao do cristianismo? entao por que nao escrever descentemente que o papa joao paulo II abriu a porta santa de 2001 a 2002 (ou seja lah que ano isso foi). Olha que eu me considero uma pessoa bastante crente, talvez nao mas catolica, mas essa distancia eh bizarra.

Depois o mais bizarro eh se sentar no cantinho enquanto lia o meu guia que dizia um por um os escultores dos santos, tentando me achar entre berninis e barberinis, me recordo das grandiosas pilastras que se alçam ao centro, toda cobertas de cobre num rococo incrivel, e todo o cobre proveniente do phanteon que hj em dia nada mais eh do que um antigo templo, antiga igreja, despenado com um furo no meio (lindo diga-se de passagem)

Mas enfim esse foi o meu passeio vaticaniano, nao me dispus a pagar para ver o tesouro e tb nao estou com muita paciencia para musei di vaticani.. tem coisas que eh melhor ver uma vez soh e manter na memoria.

O noite fizemos uma pequena viagem aos "catelli romani" para comer porchetta ( algo como dar uma passada na serra para comer um cafe colonial, exceto que eh um pouco mais perto... 1 hora de viagem um pouco menos). Sempre interessente essas cidadezinhas de grande roma, essa praticamente vive do povo que vem a noite e fim de semana comer porchetta. I si MANGIA BENE!

Beijao

Nenhum comentário: